Poderá ser surdez súbita! Conheça as possíveis causas e os tratamentos.
Por definição, a perda auditiva súbita, também pode ser designada por surdez súbita, é a diminuição da capacidade auditiva de forma repentina, geralmente unilateral, mas podendo também afetar ambos os ouvidos. Pode ser acompanhada, em 80% dos casos, por zumbidos (acufenos ou tinnitus) e em 40% das situações por vertigem. A maioria dos doentes afetados tem entre 40 e 60 anos de idade, sem prevalência sexual.
A perda auditiva súbita ocorre quando a circulação sanguínea no ouvido interno é reduzida repentinamente por algum fator. Normalmente, é um acontecimento assustador ao qual se deve prestar a devida atenção, recorrendo a ajuda especializada e à realização de exames auditivos para avaliar o grau de perda auditiva.
A perda de audição repentina ou temporária, como com outros tipos de perda de audição, normalmente ocorre devido a um de dois motivos:
O tratamento da surdez súbita varia de acordo com a sua causa, pelo que é importante consultar um especialista o mais rápido possível.
Normalmente são solicitados exames auditivos e em alguns casos, podem ser prescritos medicamentos para aliviar as inflamações ou as infeções.
Já quando a surdez súbita resulta de outras doenças, como a doença de Ménière, por exemplo, é necessário fazer um tratamento mais adequado.
Para os casos mais severos, quando a medicação não consegue melhorar ou reverter o quadro, ou quando não há mais soluções, é indicada a utilização de aparelhos auditivos que restauram na totalidade ou parcialmente a capacidade auditiva.
Infelizmente as pessoas que sofrem desta condição normalmente não conseguem recuperar a sua audição na totalidade.
Para pessoas que perderam a maior parte da sua audição ou uma parte significativa dela, na sequência de uma surdez súbita, existem diferentes tipos de aparelhos auditivos que ajudam a ouvir melhor. Na Minisom poderão ser encontradas diversas soluções de aparelhos auditivos tradicionais ou do tipo CROS e BiCROS.
Numa emergência, aja rapidamente
Aos primeiros sinais de surdez súbita é fundamental a consulta urgente com um otorrinolaringologista, tendo em mente que após 48 horas do início dos sintomas, as probabilidades de reversão ficam mais reduzidas.