Tirar partido de apenas um ouvido para percecionar melhor uma conversa, ou mesmo durante chamada telefónica, é algo perfeitamente normal no dia a dia de cada de um de nós.
No entanto, quando o fazemos, não por mera conveniência mas porque simplesmente a audição num dos ouvidos deixa muito a desejar, significa que está na hora de agir. Continue a ler para saber os problemas mais comuns e a melhor forma de os combater.
Para tratar uma perda auditvia unilateral, deve realizar-se um exame auditivo, que indicará a causa e o grau da perda auditiva.
Aparelhos auditivos adequadamente selecionados melhoram significativamente o conforto auditivo.
Problemas ao comunicar em locais barulhentos: se ouvir apenas com um ouvido num contexto normal já é difícil, fazê-lo numa conversa em grupo ou em locais com demasiado ruído agrava esta dificuldade. Estes contextos levam a que a pessoa com perda auditiva, para compensar a perda de um dos ouvidos, se posicione no sentido da conversa e centre todo o seu esforço num só ouvido para compreender o que dizem.
Problemas emocionais: a frustração que resulta do constante esforço em compreender aquilo que outros interolocutores estão a comunicar pode atingir níveis preocupantes e abalar a confiança e autoestima da pessoa com perda auditiva unilateral.
Problemas com educação e concentração: além do impacto que pode ter na autoconfiança, a audição unilateral pode impactar a facilidade da aprendizagem, tanto de crianças como de adultos, pois a concentração é um desafio constante. Algumas das consequências são a fadiga, a irritabilidade e a eficácia no trabalho.