Limitar a exposição frequente e prolongada a sons e ruídos altos ou repentinos é a primeira regra a seguir se deseja proteger sua audição.
Se ouve muitas horas de música com auriculares ou auscultadores, mantenha o volume num nível que lhe permita ouvir os sons exteriores.
Sempre que frequentar locais barulhentos, saia para o exterior de vez em quando para que os seus ouvidos possam descansar e procure não estar perto das colunas de som. Considere a possibilidade de usar protetores auditivos mesmo nestes ambientes.
Se o seu trabalho envolver a exposição a ruídos por longos períodos, proteja sua audição usando protetores ou auscultadores apropriados.
Fazer exercícios, reduzir o consumo de álcool e de tabaco e moderar a ingestão de cafeína, sal, gorduras e açúcares são pequenos gestos diários que mantêm sua audição saudável.
O mergulho e os desportos náuticos requerem alguma atenção para que o tímpano se mantenha sempre saudável, pelo que deve usar protetores auriculares apropriados, lembrando-se de mergulhar devagar e de compensar adequadamente o aumento de pressão nos ouvidos.
Durante a descolagem e a aterragem, compense o aumento natural da pressão nos seus ouvidos comendo um rebuçado ou abrindo e fechando a boca, simulando a deglutição de alimentos. Em alguns casos, pode ser necessário realizar a manobra de Valsalva, para equilibrar a pressão entre o exterior e o interior dos ouvidos. Para tal, mantendo o nariz tapado com o polegar e o indicador e a boca fechada, sopre forte pelo nariz.
A ingestão prolongada de certos medicamentos, como alguns antibióticos ou diuréticos, podem ter efeitos ototóxicos no delicado funcionamento da audição. É sempre recomendável que tome medicamentos, somente prescritos por médicos e que obedeça aos horários e modos de administração indicados.
Agua e sabão são os melhores aliados na limpeza dos seus ouvidos e não deve usar cotonetes para remover a cera. Ao invés, utilize uma toalha ou pano seco.
Realize um exame auditivo regularmente a partir dos 30 anos ou em caso de sintomas aparentemente sem importância (zumbidos, sensação de ouvido fechado ou tapado, dores nos ouvidos e tonturas ou desiquilibrios).