Os problemas de audição nos mais novos podem ter várias causas. A sua deteção precoce permite, regra geral, uma mais rápida e eficaz atuação, reduzindo assim o impacto que uma diminuição auditiva possa ter no crescimento e desenvolvimento da criança. Na Minisom acreditamos que estas crianças merecem viver a sua infância e adolescência como quaisquer outras, pelo que os nossos profissionais trabalham dia-a-dia com paixão para lhes fornecer as melhores e mais rápidas reabilitações auditivas.
Um número significativo de crianças tem hoje problemas de audição, dos mais variados graus e tipos, sendo que é normalmente no seio familiar ou no ambiente escolar que a situação é descoberta. A diminuição auditiva infantil é muitas vezes um problema transitório e de fácil resolução, através de um tratamento médico adequado ou da utilização de aparelhos auditivos. Contudo, existem outros casos de maior gravidade que requerem intervenções cirúrgicas, programas de ensino especial e uma atuação ao nível da reabilitação cognitiva.
Saiba que a identificação e intervenção precoce são fundamentais e permitem aos profissionais trabalharem com as famílias para educá-las sobre como apoiar as necessidades de comunicação e desenvolvimento da criança com diminuição auditiva. Conheça de seguida quais os principais sinais de alarme da surdez infantil.
Sinais de surdez infantil
A surdez infantil pode ter dois tipos de causas possíveis: as congénitas e as adquiridas. A surdez infantil com causas congénitas implica que a perda auditiva esteja presente no momento do nascimento e pode incluir causas hereditárias ou outras presentes in-útero (pré-natal). Já a surdez adquirida é aquela que surge após o nascimento, em qualquer altura da vida da criança, em resultado das mais diversas situações.
A perda auditiva em crianças pode também estar ligada a doenças infecciosas que podem atacar o nervo auditivo (algumas das doenças mais comuns são a rubéola, o sarampo e a meningite) e a alguns medicamentos que em dosagens mais altas ou tomas prolongadas podem ser responsáveis por problemas de audição nas crianças.
Saiba que pode contar com a ajuda de um audiologista Minisom.