
A dor de ouvido (Otalgia) pode permanecer localizada ou estender-se até os maxilares, pescoço, cabeça ou até ao resto da face. Este desconforto pode dificultar a mastigação, a deglutição e até causar dormência no rosto.
Ignorar esses sintomas pode levar a complicações mais graves, como infeções ou lesões na mandíbula. Para aliviar a dor e evitar problemas futuros com a dor de ouvido, é essencial procurar ajuda médica para um diagnóstico preciso e um tratamento adequado.
O ouvido e o maxilar são duas partes distintas do corpo, mas, anatomicamente, muito próximas: portanto, sentir dor de ouvido e, ao mesmo tempo, na mandíbula não é pouco frequente. A dor pode ter origem através do ouvido ou da mandíbula, ou derivar de outro local e chegar até esta área da face.
A mandíbula (maxilar inferior) e a orelha, além de estarem fisicamente próximos, estão conectadas através de ligamentos, incluindo o de Pinto, que liga a articulação temporomandibular ao ouvido médio. Além disso, os nervos dos maxilares e os do ouvido também estão conectados neurologicamente.
A dor de ouvido e no maxilar pode ter várias causas, apenas parcialmente relacionadas com a proximidade do corpo e a semelhança de certas estruturas físicas.
Identificar prontamente a causa graças à intervenção médica é essencial para evitar o prolongamento da dor que pode irradiar para a cabeça, pescoço e o aparecimento de outras complicações, como dificuldades de mastigação, desequilíbrio ou formigamento nos braços e mãos.
Entre as causas mais comuns, estão:
Nestes casos, os sintomas concomitantes podem ajudar o médico a reduzir o problema e a identificar o tratamento mais adequado.
Os sintomas de dor no maxilar e nos ouvidos podem ser diferentes e localizados na área afetada pela doença ou expandirem-se para aqueles anatomicamente próximos.
Durante o exame médico, sendo preciso na listagem dos sintomas, o tempo de início, a área de início dos sintomas pode ajudar o médico a identificar a causa desencadeante e a intervir rapidamente.
O exame médico é essencial para definir o diagnóstico e o posterior tratamento.
O diagnóstico relacionado com a dor de ouvido e maxilar passa por uma consulta com o seu médico ou um audiologista credenciado, para ser contactado, especialmente se, para além da dor, existirem sinais de infeção, tais como:
O tratamento da dor de ouvido e na mandíbula varia de acordo com o diagnóstico: se for uma consequência de uma disfunção temporomandibular, a melhor ideia passará por contactar o seu médico, um dentista ou um especialista maxilofacial que rá analisar detalhadamente as causas e realizar a terapia adequada.