Chama-se sinusite, afeta um número crescente de portugueses e é uma doença muito comum, que interfere na qualidade de vida e no desempenho profissional e social das pessoas afetadas. A sinusite é uma doença que afeta as vias respiratórias superiores, frequentemente associada à rinite alérgica, cujos sintomas vão desde a congestão nasal, a dores de cabeça e de garganta, perda de olfato e gosto, febre, tosse, mau hálito e fadiga.
Tecnicamente falando, a sinusite é a inflamação dos seios perinasais, habitualmente causada por uma infeção que pode ter origem num vírus, bactéria ou mesmo fungo. Os seios perinasais são cavidades arejadas, que existem nos ossos da cara e que comunicam com as fossas nasais. Nessas cavidades é produzido um muco que tem uma função protetora das vias respiratórias. Quando ele não é corretamente drenado pelo nariz, os seios perinasais ficam bloqueados e surge a inflamação, como é o caso da sinusite.
Diz-se que existe hipoacusia ou redução da sensibilidade auditiva quando diminui a nossa capacidade de ouvir ou de percecionar certas frequências.
O diagnóstico da sinusite deve ser feito por um otorrinolaringologista e, normalmente, é feito apenas através da constatação dos sintomas e da observação pormenorizada dos seios nasais. Porém, o médico pode sentir a necessidade de outros exames complementares para despistar eventuais dúvidas e confirmar o diagnóstico da sinusite. Alguns desses exames são:
Em princípio, a sinusite não é a causa direta do zumbido, mas é frequente as pessoas questionarem-se sobre esta relação. O zumbido é considerado um problema comum e, na maioria dos casos está relacionado com a perda de audição. Contudo, em algumas situações, e se não tratada convenientemente, as secreções provocadas pela sinusite tornam-se um ambiente favorável para a proliferação de vírus e bactérias.
Bactérias podendo resultar em grandes inflamações que irão provocar o mau funcionamento da tuba auditiva, canal responsável pela comunicação entre o nariz e o ouvido. Tal acontece quando as secreções da sinusite infetam também o ouvido, causando então as chamadas otites. Além disso, um zumbido pré-existente pode ser amplificado e assim percebido com mais clareza, durante uma sinusite.
Precisa de informação personalizada sobre zumbido no ouvido? Os nossos audiologistas podem ajudar! Agende já a sua consulta gratuita.