
A combinação de zumbido no ouvido e tonturas pode ser um sinal ao qual deverá estar alerta pois pode representar diversos problemas de saúde. Embora, isoladamente estas condições possam ser comuns e muitos de nós já as tenhamos experienciado, a ocorrência do zumbido no ouvido e tonturas, em conjunto e com frequência, pode indicar questões mais complexas, relacionadas com o equilíbrio, a audição ou a circulação.
Iremos explorar as potenciais causas, sintomas associados e formas de tratamento.
Esta condição afeta o ouvido interno e é uma das causas mais frequentes de zumbido no ouvido e tonturas. Além destes sintomas, é comum a sensação de pressão no ouvido e a perda auditiva flutuante.
A Doença de Ménière resulta frequentemente de alterações no volume de fluido no labirinto, embora a sua causa exata ainda seja incerta.
Esta é uma das causas mais comuns de tonturas e ocorre devido a deslocamento de cristais no ouvido interno.
Apesar de estar mais associada à vertigem, pode ocasionalmente ser acompanhada por zumbido, especialmente em casos em que há inflamação associada, ou seja, há em simultâneo o zumbido no ouvido e tonturas.
Ambas são infeções ou inflamações do ouvido interno. A neurite vestibular afeta o equilíbrio, enquanto a labirintite pode afetar tanto o equilíbrio quanto a audição, levando ao zumbido e às tonturas.
Estas condições podem ser provocadas por infeções virais ou bacterianas.
Terapias Auditivas e Vestibulares
Mudanças no Estilo de Vida
Terapias Complementares
Estas são várias alternativas a que poderá recorrer para lidar melhorar com os sintomas do zumbido no ouvido e tonturas.
Caso o zumbido no ouvido e as tonturas sejam persistentes, interfiram na sua qualidade de vida ou estejam associados a outros sintomas (como a visão turva, desmaios ou dores de cabeça intensas), procure um especialista o mais rapidamente possível.
Estes sinais podem indicar condições mais graves, como tumores do nervo acústico ou problemas neurológicos. Por isso, em caso de zumbido no ouvido e tonturas, não hesite na procura de ajuda especializada.
Além da Hiperacusia, existem outros distúrbios relacionados com a sensibilidade auditiva, como são o caso da Fonofobia e da Misofonia.