O zumbido nos ouvidos produz normalmente efeitos negativos na qualidade de vida da pessoa, que pode sofrer de perturbações do sono, ansiedade, nervosismo, dificuldades de concentração, ansiedade e stress e, em casos mais complicados, até mesmo de transtornos depressivos. A Minisom e o grupo Amplifon, há muitos anos que investigam e acompanham as mais recentes inovações e descobertas no tratamento do zumbido para poderem proporcionarem aos seus clientes o alívio e a resposta que tanto procuram.
Sendo o tinnitus, acufenos ou zumbido no ouvido uma perceção de um ou mais sons, sem que haja realmente uma fonte sonora externa que os produza, o seu tratamento é complexo e multidisciplinar. O paciente deve ser alvo de um estudo e diagnóstico médico completo, do qual derivará um tratamento personalizado. As terapias oficialmente reconhecidas são farmacológicas, instrumentais e psicoterapêuticas e muitas vezes estão associados a toda uma série de tratamentos que visam melhorar o estilo de vida, a alimentação, a qualidade do sono e a redução do stress diário. Conheça de seguida os principais métodos e terapias para melhorar a qualidade de vida das pessoas que sofrem com tinnitus, acufenos ou zumbidos nos ouvidos.
Se a perda auditiva for a causa do tinnitus, acufenos ou zumbido no ouvido, o mais certo é que seja recomendada a utilização de aparelhos auditivos com determinadas características tecnológicas que "anulam" a frequência do zumbido ou apito que a pessoa perceciona. Esta é uma excelente solução para solucionar, de uma só vez, a perda auditiva e o tinnitus ou acufenos. O equipamento irá ajudar o seu utilizador a identificar melhor os sons exteriores contribuindo, simultaneamente, para que o seu utilizador minimize a atenção que dá aos seus acufenos, tinnitus ou zumbidos.
Os zumbidos nos ouvidos podem ser combatidos através da prescrição de medicamentos específicos ou, simplesmente, através da identificação ou controle das doenças preexistentes que os podem estar a provocar, como é o caso da diabetes, do hipertireoidismo, da disfunção da articulação temporomandibular, da hipertensão e de outras doenças cardiovasculares.
Um estilo de vida saudável, uma alimentação variada e equilibrada, exercícios físicos moderados e constantes melhoram o estado geral de saúde e podem ter efeitos positivos em todo o sistema auditivo. Para além disso, as pessoas que tenham acufenos, tinnitus ou zumbidos nos ouvidos devem evitar alimentos ricos em cafeína, reduzir a ingestão de glutamato (aditivo alimentar utilizado para dar sabor a alimentos embalados e para a preparação de cubos de caldo). Por outro lado, existem alguns outros componentes que podem ajudar a reduzir os zumbidos, como por exemplo o magnésio (que leva à redução dos sinais excitatórios e, potencialmente, à redução do zumbido), os alimentos ricos em melatonina (como o azeite, o tomate e as nozes) que podem ajudar a melhorar a qualidade do sono e o ginkgo biloba, que melhora a circulação do sangue nos tecidos e aumenta a liberação de oxigénio nas células nervosas.
O abacaxi ou ananás e o gengibre têm também uma poderosa ação anti-inflamatória, útil nos processos inflamatórios que possam estar a afetar os ouvidos.
Verifique online como está a sua audição.
Contamos com profissionais dedicados cuidado auditivo e reabilitação auditiva.