
O zumbido no ouvido afeta negativamente a qualidade de vida da pessoa, que pode sofrer de perturbações do sono, ansiedade, nervosismo, dificuldades de concentração, ansiedade e stress e, em casos mais complicados, até mesmo de transtornos depressivos.
A Minisom e o grupo Amplifon, há muitos anos que investigam e acompanham as mais recentes inovações e descobertas no tratamento para zumbido no ouvido para poderem proporcionarem aos seus clientes o alívio e a resposta que tanto procuram.
O tinnitus é uma perceção auditiva sem fonte externa, sendo muitas vezes complexo de tratar. Um diagnóstico detalhado permite definir um tratamento mais adequado e eficaz para o zumbido no ouvido.
Estes tratamentos incluem abordagens farmacológicas, instrumentais e psicoterapêuticas, muitas vezes associadas a mudanças no estilo de vida e na alimentação para uma melhoria global do bem-estar.
Se a perda auditiva estiver associada ao zumbido, os aparelhos auditivos podem ser a solução ideal. Estes aparelhos tecnológicos ajudam a “anular” determinadas frequências, reduzindo o zumbido enquanto melhoram a audição.
O utilizador passa a focar-se nos sons externos, diminuindo a perceção do tinnitus e conseguindo, muitas vezes, tirar o zumbido do ouvido de forma eficaz e quase imediata.
Embora não seja um tratamento para zumbido no ouvido, pode ser uma excelente solução para aliviar.
A Minisom teve uma grande influência: passei a ouvir melhor e a minha autoestima melhorou muito!
Em alguns casos, o tratamento para zumbido no ouvido envolve medicamentos que combatem a causa subjacente, como a hipertensão ou diabetes.
Além disso, certos fármacos podem ajudar a aliviar diretamente o zumbido, mas a prescrição deve ser sempre feita por um especialista.
Adotar uma alimentação saudável pode ter efeitos positivos no tinnitus. Reduzir o consumo de cafeína e glutamato, e aumentar a ingestão de alimentos ricos em magnésio e melatonina (como nozes, azeite e tomate) pode aliviar os sintomas.
O ginkgo biloba, o ananás e o gengibre são outros exemplos de alimentos anti-inflamatórios que ajudam a melhorar a circulação, podendo reduzir os zumbidos
As técnicas de terapia comportamental são eficazes para ajudar o paciente a adaptar-se ao zumbido.
Práticas como mindfulness, hipnose, e biofeedback são úteis no tratamento do zumbido no ouvido.
A terapia sonora utiliza sons como ruído branco ou sons da natureza para mascarar o zumbido, ajudando o cérebro a ignorar o tinnitus.
Alguns aparelhos auditivos modernos da Minisom já vêm equipados com estas funcionalidades.
Métodos como a acupuntura, homeopatia e aromaterapia são populares para complementar o tratamento do tinnitus, embora a sua eficácia científica não seja comprovada.
É sempre recomendável que sejam utilizados como apoio ao tratamento médico.
Verifique online como está a sua audição. Contamos com profissionais dedicados cuidado auditivo e reabilitação auditiva.