As Alucinações Auditivas ocorrem quando uma pessoa percebe um som sem a presença de um estímulo externo. Este sintoma está particularmente associado à esquizofrenia e a transtornos psicóticos.
No entanto, não estão exclusivamente relacionados apenas com estas condições, pois uma das causas pode ser, na verdade, a perda auditiva.
As Alucinações Auditivas são frequentemente rotuladas como o "ouvir vozes" e, muitas vezes, encaradas com algum desdém. No entanto, poderão ser comuns nos casos em que uma pessoa está sob elevados níveis de stress.
As Alucinações Auditivas mais comuns são simples, e, entre os ruídos mais comuns: sons agudos, ruídos aleatórios ou "estalos".
Quando as convulsões afetam a área do cérebro que processa a audição, é possível começar-se a ouvir zumbidos ou vozes.
No fundo, acabam por distorcer a forma como os sons são percebidos.
O tratamento para Alucinações Auditivas depende, normalmente, da causa. Se a perda auditiva ou o tinnitus (zumbido no ouvido) forem identificados como fatores relacionados, podem ser consideradas várias abordagens terapêuticas.
Para a tinnitus, a terapia sonora, terapia cognitivo-comportamental (TCC) especializada em tinnitus, e aparelhos auditivos adequados poderão fazer parte da solução.
Além disso, hábitos de vida que evitem ruídos altos, quer no trabalho, quer no contexto de lazer, ou que ajudem reduzir o stress, podem ajudar a minimizar os sintomas.
Consultar um Audiologista para otimizar as configurações do seu aparelho auditivo é crucial para uma boa experiência de audição musical.
Além disso, fazer avaliações auditiva regulares e utilizar a variedade de recursos dos aparelhos auditivos, incluindo ajustes em tempo real, programas musicais especializados e outras opções de transmissão, pode melhorar ainda mais a sua experiência.
A Minisom oferece um período de experimentação gratuito de 30 dias, para que possa testar a solução auditiva mais adequada para si