Em 90% dos casos, a perda de audição ou perda auditiva é um fenómeno natural que ocorre com o evoluir da idade. Saiba também que a maior parte das vezes a perda auditiva não acontece de forma repentina, antes pelo contrário! Ela é discreta no início e tende a crescer lentamente, sem nos apercebermos disso. Por essa razão, e para que seja diagnosticada precocemente, é fundamental conhecer os sinais da perda de audição para que a consiga identificar, em si e nos seus familiares e amigos.
Se você ou alguém ao seu redor apresentarem deficiência auditiva, seja uma criança, adolescente ou adulto, existem alguns sinais facilmente reconhecíveis a que pode estar mais atento. As atitudes, as reações, os pedidos de repetição frequentes e os mal-entendidos que podem resultar de conversas são, de facto, os sinais mais relevantes e que nos podem alertar para uma perda de audição. Eis uma relação de sinais que o podem alertar para situações de perda de audição:
Se já detetou num amigo ou familiar alguns dos sintomas da perda auditiva que referimos em cima, saiba que o pode ajudar. Em primeiro lugar, e a partir de agora, passe a estar mais atendo aos demais sinais de perda auditiva em cima enumerados. Se a sua primeira impressão se confirmar, inicie com ele um diálogo sobre a possibilidade de estar com uma perda de audição.
Falar sobre um problema de audição pode ser um assunto delicado ou até mesmo um tema "proibido", pelo que aconselhamos que aborde a questão com delicadeza. Tente que ele fale abertamente sobre o tema e perceba pelas suas palavras como se sente.
Se precisar de ajuda entre em contato connosco. Os audiologistas da Minisom são profissionais experientes e poderão aconselhá-lo sobre como abordar o assunto e apoiar o seu familiar ou amigo na realização de uma avaliação auditiva completa e personalizada, grátis.
É importante saber que identificar uma perda auditiva em si mesmo (a não ser que seja evidente) não é tarefa fácil e que a maioria das vezes é a família e os amigos que notam os sintomas e as mudanças de comportamento e nos chamam à atenção.
Saiba também que as perdas audivas também pode ser acompanhadas por outros sintomas secundários, como por exemplo a hiperacusia (sensibilidade elevada a certos volumes e frequências de som) e os apitos ou zumbidos nos ouvidos (tinnitus ou acufenos), quando nenhum som externo está a ser emitido.