
A perda auditiva pode ser um desafio, tanto para quem a enfrenta, como para os seus familiares. Saber comunicar eficazmente com um familiar com perda auditiva é essencial para, não só manter uma relação saudável, como ajudar o familiar no dia a dia a lidar da melhor forma possível com as mudanças que daí advêm.
Iremos abordar estratégias de comunicação eficazes, o que considerar, como ajudar, os benefícios de um exame auditivo e as soluções auditivas disponíveis. Adotar estratégias adequadas e incentivar testes auditivos pode melhorar consideravelmente a sua qualidade de vida.
Antes de iniciar as conversas, certifique-se de que tem a atenção do seu familiar.
Por exemplo, antes de se dirigir ao seu familiar ou amigo, toque suavemente no braço ou ombro para chamar a atenção e a pessoa estar pronta para estabelecer a conversa.
Fale de frente para a pessoa e mantenha contacto visual durante a conversa.
Muitas pessoas com perda auditiva dependem da leitura labial para compreender melhor o que lhes está a ser dito, e sem este "apoio" pode gerar-se alguma frustração acrescida.
Articule bem as palavras e fale num ritmo natural ou ligeiramente mais lento, dando tempo à outra pessoa de fazer uma leitura correta do que lhe está a ser transmitido.
Evite gritar, pois, além de poder distorcer o que está a ser dito, pode causar dificuldades acrescidas de dificultar a compreensão.