
Os zumbidos nos ouvidos - também conhecidos como tinnitus ou acufenos - são um sintoma comum que pode ter diversas causas.
Identificar a origem do zumbido é essencial para escolher o tratamento adequado e melhorar a qualidade de vida do paciente. Conheça abaixo as principais causas do zumbido no ouvido.
Uma das causas do zumbido no ouvido mais comuns é a Presbiacusia, ou perda auditiva relacionada com a idade. Caracterizada pela degeneração gradual das estruturas do ouvido interno, esta perda de audição começa frequentemente pelas frequências mais agudas e, com o tempo, pode afetar todas as gamas de som.
Muitas pessoas com presbiacusia relatam zumbido constante ou intermitente, que se pode tornar permanente e interferir na vida quotidiana.
Outra das causas do zumbido no ouvido é o excesso de cera no ouvido, que pode levar à formação de um tampão de cera que bloqueia o canal auditivo, originando sintomas como hipoacusia (perda auditiva parcial), tonturas e zumbido.
Quando a cera em excesso é a causa do zumbido no ouvido, o problema pode ser resolvido com uma simples lavagem feita por um profissional de saúde.
Traumas causados pela exposição a sons intensos (concertos, discotecas, fogos-de-artifício) ou pela utilização prolongada de equipamento ruidoso sem proteção auditiva adequada podem causar danos no ouvido interno e resultar em zumbido.
Para quem trabalha em ambientes barulhentos, o uso de proteção auditiva pode prevenir danos permanentes e a ocorrência de zumbido.
Várias condições de saúde podem ser causas do zumbido no ouvido, entre as quais:
Certos medicamentos têm efeitos ototóxicos, ou seja, podem provocar danos no ouvido interno e originar zumbido.
Entre estes incluem-se alguns anti-inflamatórios, antibióticos, medicamentos de quimioterapia e diuréticos.
A vasoconstrição induzida por estes fármacos reduz a circulação de sangue no ouvido interno, resultando em zumbido ou até perda auditiva.