As causas do zumbido podem ser muito diversas, sendo que as mais frequentes estão relacionadas com o processo de envelhecimento natural do sistema auditivo, excesso de cera no canal auditivo, exposição prolongada a ruídos ou a lesões provocadas no ouvido interno por traumas e acidentes. Os tinnitus, acufenos ou zumbidos nos ouvidos também podem ser provocados por medicamentos ou encontrarem-se associados a acidentes, problemas vasculares como a hipertensão ou ao Síndroma de Ménière.
A Presbiacusia é a perda de audição relacionada com a idade e habitualmente é gradual, bilateral e simétrica. Está relacionada com a degeneração progressiva das estruturas da cóclea e das vias auditivas centrais. É um tipo de perda que primeiro afeta a deteção de sons nas frequências mais agudas e depois, gradualmente, progride para as frequências médias e graves. A determinada altura deste processo é frequente as pessoas referirem que sentem os ditos tinnitus, acufenos ou zumbido nos ouvidos. Tal pode acontecer por vezes, vai e volta, ou instalar-se em definitivo causando fortes perturbações à vida quotidiana das pessoas.
Embora um nível saudável de cera no ouvido possa ajudar a proteger o canal auditivo de poeiras e bactérias indesejáveis, a cera em excesso pode causar um tampão ou rolhão no canal auditivo e interferir no funcionamento normal do ouvido. Entre os inconvenientes causados (hipoacusia, tontura, etc.), são frequentes os zumbidos nos ouvidos. Se for esse o caso, basta marcar uma consulta no seu médico de família ou recorrer a uma clínica ou hospital para que seja feita uma lavagem aos seus ouvidos.
Concertos e discotecas, fogos-de-artifício, exposição prolongada a ruído podem criar a impressão de apitos ou zumbidos nos ouvidos, que podem ser bastante irritantes e perturbadores. Dependendo do tempo de exposição e da potência acústica a que sejamos expostos, o zumbido será mais ou menos transitório. Se, contudo, usa equipamento pesado de forma regular para trabalhar ou frequenta regularmente ambientes com muito ruído, os zumbidos podem tornar-se um problema sério. Nestes casos é altamente aconselhável utilizar sempre uma proteção auditiva adequada para evitar danos permanentes na audição.
Certas doenças podem igualmente ser a causa dos tinnitus ou acufenos ou zumbidos nos ouvidos. A otosclerose, termo médico utilizado para definir o endurecimento e o crescimento anormal dos ossos do ouvido é uma delas. Esta doença, normalmente de causas genéticas, para além dos zumbidos, pode causar mesmo uma surdez parcial. Das infeções serosas do ouvido, passando pela hipertensão arterial, pelos acidentes vasculares cerebrais, tromboses, a diabetes e o misterioso Síndroma de Ménière (doença crónica do ouvido interno), são muitas as doenças que podem estar na origem dos apitos ou zumbidos nos ouvidos.
Além das causas mais comuns referenciadas anteriormente, o tinnitus, acufenos ou zumbido nos ouvidos também pode surgir em resultado de: