Cuidado, podem ser várias as causas!
Otorreia é a descarga pelo ouvido de diferentes tipos de secreções. Esta descarga pelo ouvido pode manifestar-se como uma exsudação de substâncias ligeiramente ensanguentadas (otorreia sanguinolenta), pode ser mais composta por cera (otorreia sero-mucosa) ou apresentar pus (otorreia purulenta).
Apesar da otorreia ser normalmente uma situação benigna, a pessoa afetada deve consultar o médico para diagnosticar a causa e receber um tratamento adequado.
A otorreia, ou a drenagem de líquido através da orelha, pode ser proveniente do meato auditivo externo, do ouvido médio ou da calota craniana.
Em geral, as causas mais comuns são:
A otorreia também pode estar associada a detritos epidérmicos característicos da otite média crónica colesteatomatosa. Vale também a pena referir a otorragia e a otoliquorreia, que surjam na sequência de um trauma cranioencefálico que afete o canal auditivo externo e/ou tímpano.
Em casos mais graves, a causa da otorreia pode também ter origem numa otite externa necrosante ou em tumores malignos da zona da orelha e ouvido.
Em alguns casos, a otorreia pode ser assintomática, mas está frequentemente associada a uma série de sintomas mais gerais, incluindo os seguintes:
A cura para a otorreia envolve o tratamento da sua causa, podendo recomendar o uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, além de antibióticos no caso de ter sido confirmada a infecção por bactérias. Em casos de perfuração do tímpano, normalmente este cicatriza, mas requer depois monitorização para evitar que degenere numa infeção crónica.
Quando a situação se torna crónica e existem outras complicações, o paciente pode ter paralisia facial, dor, tonturas e sintomas de meningite. Nestas circunstâncias, o tratamento depende do estádio de infecção, mas são geralmente administrados antibióticos, corticosteróides e, em casos extremos, a abordagem cirúrgica poderá ser equacionada.
A audição é um sentido precioso, que deve cuidar sempre muito bem. Se pretender realizar um exame mais rigoroso, saiba que os audiologistas da Minisom possuem equipamentos de última geração capazes de avaliar com precisão o estado da sua saúde auditiva.
Os exames e o diagnóstico final são gratuitos.