A perda auditiva tem muitas causas e são vários os fatores que para ela contribuem. Infelizmente, não conseguimos parar a perda de audição que acontece naturalmente com o avançar da idade, mas podemos evitar algumas das suas causas conhecidas, como é o caso da exposição excessiva ao ruído. Entender o que pode prejudicar a sua audição e ajudá-lo a decidir o que fazer para a preservar é o nosso objetivo. E, mais importante, a boa notícia é que, na maioria dos casos, a perda auditiva tem solução.
Alterações da nossa qualidade auditiva podem ser um processo gradual ou surgir de forma repentina. Identificar uma perda auditiva também nem sempre é fácil e outras pessoas podem mesmo notar que tem uma diminuição auditiva, bem antes de si! Conheça agora aquelas que são as principais causas da perda de audição.
Tipos de Perda Auditiva
A hipoacusia ou perda auditiva separa o processo auditivo das nossas funções cognitivas e aumenta a possibilidade de uma demência precoce e de outras desordens psicológicas, tais como:
Este é um processo lento e gradual que, na maioria dos casos, influencia negativamente a vida geral da pessoa afetada. Felizmente existem hoje soluções para a perda de audição e a utilização regular de aparelhos auditivos podem evitar as nefastas consequências acima descritas.
Diagnosticar e reconhecer os primeiros sinais e sintomas de uma perda auditiva é fundamental, para que a mesma possa ser rapidamente travada. Através da utilização de uma solução auditiva irá recuperar a sua qualidade de vida mais rapidamente.