A relação entre os soluços e os ouvidos revela-se intrigante e ainda pouco conhecida. No entanto, é significativa para a saúde como um tudo e, sobretudo, para a saúde auditiva, especialmente quando falamos de dor de ouvido.
Os soluços são espasmos involuntários do diafragma, que acontece mais cedo ou mais tarde com cada um de nós, e que podem ser mais do que apenas um incómodo ou situação isolada. Em determinados casos, a origem dos soluços pode estar ligada a problemas no tímpano ou num ouvido inflamado.
Em algumas ocasiões, os soluços podem ter a sua origem no tímpano.
A irritação do mesmo, devido a alguma lesão, pode ter como sintoma adicional as contrações involuntárias do diafragma, que levam à rápida entrada de ar nos pulmões e ao posterior fecho brusco da glote, o que provoca o típico som do soluço.
As infeções nos ouvidos podem ser a origem ou o desencadeador de uma crise de soluços, podendo levar a uma dor de ouvido.
Trata-se de um sintoma que pode ser acompanhado, também, por uma sensação de leve tensão no peito, no abdómen ou na garganta.
Em todo o caso, estas contrações involuntárias, regra geral, costumam durar pouco tempo.
No entanto, se persistirem ou forem muito frequentes, é recomendável consultar um médico para verificar a origem do problema e o possível tratamento a seguir, pois pode-se tratar de um ouvido inflamado.
Os soluços, dependendo da intensidade e duração das contrações do diafragma, também podem causar dor de ouvido. A razão pela qual isto acontece está na ligação entre a boca e o ouvido através da Trompa de Eustáquio.
Esta ligação explica que, quando se tem soluços, a pressão dentro deste canal aumenta e pode ser transmitida para os ouvidos, causando a dor de ouvido.
Existem várias estratégias que poderá realizar até em casa para aliviar os sintomas. Na verdade, servem todos aqueles que alterem ou interrompam a respiração de forma momentânea:
A Minisom oferece um período de experimentação gratuito, para que possa testar a solução auditiva mais adequada para si.
Se os soluços se tornarem crónicos ou muito frequentes, ou se estiverem associados a dor de ouvido intensas, é crucial procurar ajuda médica.
Podem ser necessários exames auditivos para identificar possíveis infeções ou lesões que estejam a causar o ouvido inflamado.