De todas as estações do ano, o verão é a que reúne o maior número de adeptos. Desde logo pelas praias e atividades aquáticas, mas também pelas inúmeras atividades que se podem frequentar ao ar livre, nomeadamente concertos e festivais de música que, em Portugal, se realizam todos os anos de norte a sul.
No meio da vasta oferta musical e da euforia propícia da estação, muitas vezes a saúde auditiva é esquecida!
Saiba que os níveis de som nos concertos são frequentemente superiores a 100 dB (decibéis), bem acima do limite de 85 dB a partir do qual o som já é prejudicial para a audição humana.
Escala de nível de ruído
180 dB: Descolagem de um foguetão.
130 dB: Disparo de armas de fogo.
120 dB: Descolagem de um avião a jato.
110 dB: Concerto de música rock ao vivo.
100 dB: Martelo pneumático.
90 dB: Tráfego urbano numa cidade.
80 dB: Rádio num volume alto.
70 dB: Aspirador.
60 dB: Conversação alta.
50 dB: Conversação normal.
40 dB: Conversação silenciosa.
30 dB: Som numa biblioteca.
Proteção auditiva é a palavra de ordem sempre que preveja uma exposição mais prolongada em ambientes mais ruidosos, nomeadamente nos concertos e nos festivais de verão. Hoje existem excelentes opções para proteção auditiva ou “tampões de ouvido”, padronizados ou personalizados, que garantem uma boa qualidade de som e protegem, simultaneamente, a sua audição para que a possa mantêm saudável por muitos mais anos.
Com ou sem proteção auditiva adequada, sempre que assista a concertos ou festivais no verão deve observar os seguintes conselhos:
Lembre-se destas dicas e partilhe-as com amigos e familiares a próxima vez que for a um concerto ou festival de verão.
Após uma exposição prolongadas a elevados níveis de ruído é normalmente observada uma perturbação ao nível das células ciliadas e do nervo auditivo, que se traduz em apitos nos ouvidos ou zumbidos nos ouvidos, que podem ser acompanhados de uma redução da capacidade auditiva, transtornos de atenção, irritabilidade, ansiedade ou nervosismo.
Após várias horas de repouso, a maioria das vezes, tais sintomas desaparecem. Contudo, tal não é garantido, especialmente se a exposição ao ruído se repetir com frequência. Nesta circunstância, instala-se progressivamente uma perda auditiva irreversível que é denominada por perda de audição induzida por ruído.
Assim, e caso os sintomas não desapareçam, deverá fazer uma avaliação auditiva mais rigorosa junto de um médico especialista ou nos centros auditivos Minisom.
Ouvir bem tem um grande impacto na qualidade de vida e na relação com os outros. Comece a cuidar da sua audição de forma regular! Realize periodicamente um check-up completo à sua audição.
Na Minisom os exames são gratuitos.