O "ouvido de nadador" é uma infeção do canal auditivo externo, que vai do tímpano para a parte exterior da cabeça. É frequentemente provocado pela água que fica no ouvido depois de nadar, criando um ambiente húmido que propicia o crescimento bacteriano.
O "ouvido de nadador" é conhecido como otite externa aguda ou otite externa. A causa mais comum desta infeção são bactérias que invadem a pele dentro do canal auditivo. O "ouvido de nadador" é normalmente tratado com sucesso com a utilização de gotas para os ouvidos. O tratamento imediato da infeção pode ajudar a prevenir complicações e infeções de maior gravidade.
Colocar os dedos, cotonetes ou outros objetos nos ouvidos também pode levar ao aparecimento do "ouvido de nadador" devido ao facto de tais ações danificarem a camada fina de pele que reveste o canal auditivo.
Os sintomas do "ouvido de nadador" são geralmente leves no início, mas podem piorar se a infeção não for tratada ou se ela se alastrar. Eis os principais:
Provavelmente, o especialista irá conseguir diagnosticar o ouvido de nadador com base nos sintomas que indica, nas respostas que dá às perguntas que ele lhe faz e no exame visual durante a consulta. É provável que não seja preciso fazer nenhum exame laboratorial na sua primeira consulta. Assim, a avaliação inicial irá incluir:
Temos profissionais dedicados a prestar aconselhamento, assistência e cuidados de reabilitação auditiva que podem ajudar! Agende já a sua consulta gratuita.