A Audiometria é um exame auditivo que tem como objetivo principal avaliar a capacidade da pessoa ouvir e interpretar os sons. É um exame preventivo bastante recomendado, pois permite identificar precocemente possíveis alterações no sistema auditivo, e que deve ser realizado por um audiologista credenciado.
O exame propriamente dito é rápido, simples e indolor e decorre no interior de um gabinete insonorizado, livre de ruído. Colocando uns auscultadores especiais, o paciente terá de sinalizar o momento em que ouve um conjunto de sons (tonais e vocais), emitidos em diversas frequências e alternadamente para cada um dos ouvidos.
Nos dias de hoje somos expostos, e expomo-nos conscientemente, a volumes de ruído que nos é prejudicial. São múltiplas as consequências da poluição sonora, como dores de cabeça, aumento da pressão arterial, a ansiedade e distúrbios de sono, zumbidos e perda auditiva.
Assim, e porque é importante termos uma boa audição, todos devemos fazer uma audiometria ocasionalmente e, a partir dos 50 anos, este exame auditivo deve passar a ser rotineiro, como todos os outros exames médicos de rotina que deve fazer habitualmente.
Estudos científicos demonstram que existe uma relação entre a audição e a atividade cerebral. Preservar uma boa audição contribui para ouvir e perceber todas as conversas, para a manutenção da atenção, da memória e para uma maior qualidade de vida.
Assim, e especialmente a partir dos 50 anos de idade, a realização de um exame auditivo periódico poderá evitar uma perda auditiva ou surdez, bem como outras doenças ou patologias como, por exemplo, os zumbidos nos ouvidos, a labirintite, a infeção nos ouvidos e a otite.
OMS – Organização Mundial da Saúde
Ouvir bem está nas suas mãos!
A perda de audição não escolhe idades, acontece de forma gradual e muitas pessoas não se apercebem sequer que as suas capacidades auditivas diminuíram, pois acabam por se adaptar naturalmente.
Se reconhece estes sinais, talvez seja altura de realizar uma audiometria:
No âmbito da realização dos exames auditivos poderão também ser descobertos indícios de outras doenças dos ouvidos que, se detetados precocemente, poderão ser controlados e corrigidos mais facilmente.
Ouvir bem tem impacto no bem-estar e na relação com os outros, pelo que deve cuidar da Audição como qualquer outra parte do corpo. Tal como verifica a visão, os dentes ou a pele, faça o mesmo em relação à Audição.
A Consulta e os Exames são Grátis.