Não são só os músicos de metal, rock e pop que se encontram em risco de contrair danos auditivos. Dois entre cinco músicos de orquestra também registam algum tipo de perda auditiva e três entre quatro deles sofrem de diferentes níveis de tinnitus, segundo apontou um estudo realizado recentemente numa das maiores orquestras sinfônicas da Noruega.
Embora este estudo não tenha investigado em específico quais os grupos de instrumentos que apresentam um nível mais alto de risco de provocarem problemas de perda auditiva, ficou provado que se os músicos se sentarem em frente a ala de instrumentos de sopro, ou de percussão, terão um risco maior de sofrer de diminuição auditiva do que os restantes músicos.
O estudo também revelou que 82,1% dos participantes experimentaram dor após um determinado tempo de convívio com a orquestra e que, apesar do conhecimento de perda auditiva induzida por ruídos, foram poucos os músicos que usaram proteção auricular.
Os resultados são alarmantes porque os problemas auditivos ocorridos entre os músicos podem afetar a sua carreira definitivamente.
Fonte: Din Hørsel 2016
Temos profissionais dedicados a prestar aconselhamento, assistência e cuidados de reabilitação auditiva. Agende já a sua consulta gratuita.