Os problemas auditivos são frequentemente estigmatizados e a maioria das pessoas veem este tema como um verdadeiro tabu. Para além disso, existem muitos conceitos errados sobre as características e as capacidades das pessoas com perda de audição.
Fique a conhecer alguns dos mitos relacionados com as pessoas que têm perda auditiva.
De forma generalizada, as pessoas acham que a perda de audição é um sintoma de velhice e, frequentemente, associam a dificuldade auditiva aos mais idosos, uma classe que, tantas vezes, acaba por ser mais esquecida pela sociedade.
A sociedade também interpreta mal as pessoas com deficiência auditiva e pensa que estas estão dependentes de terceiros do dia a dia. Na verdade, muitas têm um alto nível de capacidade e vidas totalmente independentes.
Por falta de empatia e de informação, a sociedade não compreende as necessidades e dificuldades das pessoas com deficiência auditiva e isso tem contribuído ao longo do tempo para a formação de alguns conceitos e preconceitos.
Aumentar a consciência da sociedade e a comunicação acerca da perda auditiva pode ajudar a reduzir o impacto dos equívocos que surgem em redor deste assunto. Eis alguns dos principais mitos sobre o tema que convém esclarecer:
Esta ideia é errada. Falar alto muitas vezes só piora a situação. Quando alguém tem algum tipo de deficiência auditiva, os sons percebidos podem ficar distorcidos, dificultando a compreensão da fala.
Deverá falar pausadamente articulando ao máximo as palavras. Se a pessoa com perda auditiva utilizar aparelhos auditivos deve falar normalmente, pois um volume de voz excessivo será incomodativo.
A afirmação de que as pessoas com deficiência auditiva são diferentes das outras e têm piores oportunidades na vida não está totalmente correta. As pessoas com perda auditiva são capazes de enfrentar com sucesso os desafios da vida, apenas têm alguma dificuldade extra devido à sua perda de audição.
Pessoas com perda auditiva podem até ter habilidades mais desenvolvidas, como a visão e a memória.
ara além disso, podem reabilitar a sua audição através da utilização de aparelhos auditivos, que lhes permitam comunicar e desenvolver com sucesso as diversas tarefas quotidianas.
A perda auditiva não está apenas relacionada com a idade. A perda auditiva pode ser causada por predisposição genética, influências ambientais, doenças ou lesões.
É verdade que a perda auditiva é mais comum em idade mais avançada mas, cada vez mais, os jovens têm perda de audição, principalmente, devido à exposição excessiva ao ruído e à utilização de auriculares e auscultadores com volumes elevados, durante largos períodos de tempo.
A ideia de que pessoas com deficiência auditiva só fazem amizade com outras pessoas com o mesmo problema é infundada e errada.
Pessoas com deficiência auditiva são igualmente capazes e estão normalmente dispostas a contatarem com outras pessoas, incluindo aquelas que não têm qualquer grau de diminuição auditiva.
Em caso de dúvidas relativamente à sua qualidade auditiva ou se suspeita de uma perda de audição, a Minisom oferece-lhe a oportunidade de realizar um exame auditivo completo em todos os seus centros auditivos em Portugal. Marque já a sua consulta.