Nos dias de hoje os auscultadores e os auriculares fazem parte do quotidiano dos jovens, mas também de adultos, pelo que é relativamente normal ver pessoas na rua, a praticar desporto, nos transportes e no local de trabalho com estes acessórios nos ouvidos durante largos minutos.
Contudo, o uso de auscultadores e auriculares, sem cuidado e moderação, poderão ser prejudiciais para a saúde auditiva. Se utilizados com um volume sonoro elevado, a exposição continuada ao som pode provocar lesões ao nível das células ciliadas que podem ser irreversíveis.
Por forma a minimizar algumas das mais frequentes consequências, diminuição auditiva e zumbidos, devem ser observados os seguintes conselhos:
Se desconfiar ou já tiver alguns destes sintomas, poderá realizar um rastreio auditivo, por exemplo, na Minisom que é Grátis.
No dia a dia, são hoje diversas as situações que podem prejudicar a sua audição. Atualmente convivemos com níveis de ruído superiores ao limite desejável, na rua, no trabalho ou na prática de algumas atividades de lazer, em discotecas e concertos, só para dar alguns exemplos.
Regra geral, quanto mais tempo estiver exposto a fontes de poluição sonora, maior é a probabilidade de danificar a sua audição. Saiba que até mesmo sons que aparentemente parecem suaves, ou que não causem desconforto à partida, podem danificar a audição se a pessoa estiver exposta durante longos períodos.
Além de evitar expor-se a locais ruidosos, lembre-se de:
Se quiser conhecer a gama de protetores auriculares padronizados ou personalizados, marque uma consulta gratuita no centro auditivo Minisom mais perto de si.
Independentemente da estação do ano, devemos ter sempre o cuidado de proteger, limpar e secar bem os ouvidos.
Este conselho é especialmente importante se estivermos prolongadamente expostos a ambientes com ar condicionado (quente ou frio) e sempre que mergulhamos ou praticamos um qualquer ambiente aquático, por exemplo, durante a prática de desportos como a natação, surf, bodyboard, paddle ou canoagem.
Desta forma estará também a evitar a frequente e reconhecida otite do nadador ou otite externa.
Se precisar de esclarecer qualquer dúvida sobre a sua qualidade auditiva atual, marque uma consulta grátis com os nossos audiologistas.
Sabe que a capacidade e concentração auditiva pode ser treinada e melhorada?
Descubra no menu em baixo como o poderá fazer, através de exercícios simples.
Efetivamente, a capacidade de concentração auditiva pode ser melhorada e treinada, por exemplo, em locais tranquilos (em casa, num jardim, numa biblioteca, etc.) ou através de jogos e mecânicas específicas. O objetivo principal é reconhecer sons específicos e identificar quão perto ou longe, ou mesmo em que direção, eles se encontram do ponto onde se encontra.
Assim, experimente ir para um local tranquilo, feche os olhos por minutos e tente identificar os sons que ouve ao seu redor, percebendo também de que direção proveem e se estão perto ou longe.
Outro exercício que pode praticar para estimular a audição é o da concentração e foco num determinado som ou numa conversa, num ambiente ruidoso. O objetivo deste exercício é procurar manter a atenção e o foco numa conversa de uma pessoa específica, ignorando o ruído de fundo, que pode ser o de conversas paralelas, o barulho da rua, o rádio ligado, etc.
Se teve dificuldades na realização dos exercício, na compreensão das palavras ou se sentiou tonturas ou zumbidos, poderá marcar uma consulta no centro auditivo Minisom mais perto de si. Os nossos audiologistas poderão ajudar.
Neste campo, saiba que existem alimentos que favorecem uma boa saúde auditiva como é o caso das frutas, alimentos ricos em ómega-3, as oleaginosas e as verduras de uma forma geral.
Ao contrário, o consumo de sal, açúcar e alimentos gordurosos em excesso acelera demasiadamente o metabolismo, prejudica as células do corpo de forma geral, incluindo as que se encontram no ouvido interno, as células ciliadas que são responsáveis por transformar as ondas sonoras em impulsos nervosos que o cérebro consegue interpretar.
De salientar também que a prática desportiva regular ajuda a termos uma melhor saúde geral, a diminuir os níveis de stress e de ansiedade, a combater algumas doenças mentais e a termos também uma melhor saúde auditiva.
A audição, o primeiro dos cinco sentidos a ser formado, é produto de um complexo sistema dedicado à transformação dos estímulos acústicos em sensações auditivas.
A audição permite-nos criar empatia com o meio que nos rodeia e apreciar a riqueza sonora à nossa volta. Precisamos de ouvir e de ser ouvidos, de comunicar, pelo que o bem-estar do nosso sistema auditivo deve ser sempre preservado.
Cuidar dos seus ouvidos e do canal auditivo deve ser uma prioridade e estes são os principais conselhos que lhe podemos dar:
Se nunca fez ou está na altura de voltar a fazer um rastreio auditivo completo, saiba que na Minisom poderá efetuá-lo gratuitamente.
A audição começa a deteriorar-se com a idade e a perda auditiva pode acelerar se for negligenciada. Sente desconforto em relação à sua audição? Sente dor de ouvidos ou zumbidos? Esta na altura de fazer um rastreio auditivo completo.