A estação mais quente do ano convida a banhos de mar, de piscina, rio ou de barragem para aliviar o calor. Porém, é preciso ter um cuidado especial com uma parte do corpo que normalmente tende a ser esquecida e que merece toda a sua atenção: os ouvidos.
Saiba que no verão aumenta o número de infeções nos ouvidos. O calor e a humidade alta desta estação, além do acúmulo de água no canal auditivo, facilitam o surgimento de infeções nos ouvidos que, se não tratadas atempadamente, podem causar danos à audição e, em casos extremos, conduzir a uma perda auditiva temporária ou permanente.
Por isso, é importante limpar e secar convenientemente os seus ouvidos sempre que mergulhe e saia da água. Desta forma evitará a conhecida otite de verão, otite do nadador ou otite externa.
A otite externa, também conhecida como otite do nadador ou otite de verão, é uma doença frequente desta estação do ano. O acúmulo de água no ouvido é a principal causa da otite externa.
Trata-se de uma infeção no canal auditivo, normalmente causada por bactérias e fungos, que se desenvolvem no espaço compreendido entre a entrada do ouvido e o tímpano. Note que, arranhões ou feridas que existam no canal auditivo, causados por cotonetes ou pelos dedos e unhas, nestas circunstâncias, vão acelerar rapidamente a progressão da otite externa!
Os principais sintomas da otite externa são:
Apesar dos mecanismos de limpeza e de defesa do ouvido, nem sempre o nosso organismo é capaz de evitar os danos provocados por bactérias, vírus e fungos, principalmente no verão, quando a probabilidade de ocorrerem infeções é maior. Assim, é importante retirar a água dos ouvidos e secá-los bem sempre que saia da água.
Veja as nossas dicas úteis para cuidar da sua saúde auditiva, especialmente no verão:
A audição é um sentido precioso que deve cuidar bem. Os audiologistas da Minisom podem avaliar com precisão o estado da sua saúde auditiva em qualquer um dos nossos centros auditivos em Portugal.
Os exames e o diagnóstico são Grátis.