Para proteger a nossa audição do ruído excessivo a que estamos expostos frequentemente, existem alguns procedimentos que poderemos adotar.
No caso de ouvirmos música em leitores portáteis, ou telemóveis, devemos ter em conta aspetos como não utilizar mais de metade da capacidade do volume dos aparelhos, colocar o auscultador apenas num ouvido e ir alternando os ouvidos ao longo do dia ou não utilizar mais do que uma hora seguida.
No caso de estarmos em espaços com elevados níveis de ruído, existem no mercado soluções simples, práticas e económicas de protetores auditivos, que isolam o som em excesso, fazendo com que as pessoas possam desfrutar da música, por exemplo, mas em níveis mais reduzidos de ruído.
Outro conselho muito importante para garantir uma boa saúde auditiva é a monitorização frequente do estado da audição. É recomendado um check up auditivo anual que, através de um rastreio simples e indolor, se confirme se existe algum grau de perda auditiva nos indivíduos e esta seja diagnosticada e reabilitada de forma precoce.
A partir dos 55 anos de idade, recomendamos que o rastreio seja feito numa base semestral para poder ser avaliada a evolução da audição.
Temos profissionais dedicados a prestar aconselhamento, assistência e cuidados de reabilitação auditiva que podem ajudar! Agende já a sua consulta gratuita.