Hoje, e principalmente nas grandes cidades, a vida agitada e por vezes difícil leva as pessoas a queixarem-se de ter uma vida cheia de stress. Em consequência, andam num permanente estado de irritação e de ansiedade, têm falta de paciência, um cansaço extremo, tonturas, dores de cabeça e até mesmo zumbido ou zumbido pulsátil num ou nos dois ouvidos.
Viver em estado permanente de stress não faz bem à saúde, altera a produção hormonal, aumenta a pressão arterial e o ritmo cardíaco e pode até, em certos casos, provocar sérios problemas de saúde como arritmias, enfartes e acidentes vasculares celebrais, entre outros.
É sabido que o sistema auditivo é sensível a alterações ao nível da circulação sanguínea. O bom funcionamento das células ciliadas, que estão no ouvido interno e transformam a som em impulsos elétricos para o cérebro interpretar, depende, em grande medida, de uma boa e estável circulação sanguínea.
Ora, se o stress aumenta a pressão arterial e o ritmo cardíaco e pode até, em certas pessoas, provocar sérios problemas de saúde como arritmias, enfartes e acidentes vasculares celebrais, é natural que o sistema auditivo seja facilmente afetado nestas circunstâncias.
Algumas das consequências do stress ao nível da audição são o tinnitus pulsátil, os acufenos ou zumbidos nos ouvidos, mas também a perda parcial ou total da capacidade auditiva, por exemplo, em consequência de um acidente vascular cerebral.
O esforço físico incentiva o organismo a produzir hormonas que ajudam a diminuir o stress.
Exercitar-se três a quatro vezes por semana já é o suficiente para aliviar o stress e ter uma saúde melhor.
A meditação ajuda a mente e o corpo a relaxarem e permite que se concentre no que realmente é importante para si.
Bastam 5 a 10 minutos num local silencioso para começar a sentir uma maior tranquilidade.
Ao sorrir, o movimento dos músculos faciais envia um sinal positivo para o cérebro, que por sua vez ajuda a aliviar as consequências do stress no organismo.
Além disso, o bom humor contribui para aliviar tensões, estimular as relações sociais e fortalece o sistema imunológico.
Além das sete a oito horas de sono diárias recomendadas, faça atividades que gosta, distraia-se e divirta-se. Vá ao cinema, veja um filme em casa, leia um livro, esteja com amigos, dê um passeio, visite uma cidade nova, oiça música ou um podcast.
Qualquer uma destas atividades já vai ajudar descomprimir, a esquecer as rotinas e a aliviar um pouco a sua mente.
Se se afastar momentaneamente do motivo que lhe está a causar stress ou se procurar o conselho de alguém que esteja de fora, um familiar ou amigo, vai conseguir vislumbrar uma nova perspetiva da situação que lhe causa stress e assim conseguir lidar melhor com a questão.
Marque a sua consulta de Avaliação Auditiva completa e Gratuita. E, se precisar de aparelhos auditivos, usufrua de uma experimentação sem compromisso por 30 dias.
Na Minisom é simples, fácil e gratuito.