De uma forma simplificada, podemos dizer que o sistema auditivo funciona assim: o som é recebido pelo ouvido, encaminhado pelo conduto auditivo, fazendo vibrar a membrana do tímpano e os minúsculos ossos do ouvido médio, amplificando o som.
Este som chega à cóclea que o converte em sinais elétricos que são enviados através do nervo auditivo até ao cérebro, que os transforma em informação.
Um aparelho auditivo é um dispositivo eletrónico com alta tecnologia que tem como função compensar a perda auditiva e, assim, proporcionar uma melhor audição ao seu utilizador.
Os aparelhos auditivos são eletronicamente programados para se adequarem ao nível e às frequências da perda auditiva de cada um dos ouvidos dessa mesma pessoa.
Pode ser colocado atrás da orelha ou dentro do canal auditivo e é composto por: um microfone que capta o som, um sistema interno que melhora o som, um recetor que envia o som para o ouvido e uma pilha ou bateria para alimentação do equipamento.
Quando existe um problema no sistema auditivo, a utilização de aparelhos auditivos proporciona uma melhor audição, mas também tem outros benefícios. Além de uma melhor qualidade de vida no geral, as pessoas que utilizam regularmente aparelhos auditivos sentem uma maior segurança do dia a dia, têm mais independência e uma vida social mais ativa.
Uma vez que a audição está intimamente relacionada com o cérebro, uma boa audição também preserva certas funções cognitivas tais como memória, concentração ou equilíbrio.
A saúde auditiva dos portugueses é o mais importante para nós. Temos uma equipa de profissionais, altamente qualificados, cuja missão é propor, a cada cliente, a solução auditiva que melhor responda às suas necessidades de audição.