As incómodas borbulhas que aparecem no nariz e na testa são conhecidas de todos. No entanto, se elas ocorrerem dentro ou atrás do ouvido e na orelha saiba que se podem tornar particularmente dolorosas. Além da inflamação que podem causar, as borbulhas no ouvido também podem causar dor de ouvido, perda de audição e dor na mandíbula.
Para utilizadores de aparelhos auditivos ou para quem utilize com frequência auriculares ou auscultadores, as borbulhas na orelha ou no ouvido podem tornar-se particularmente incomodativas e dolorosas.
A causa mais comum das borbulhas no ouvido é a acumulação da cera produzida pelo ouvido. Em excesso, a cera no canal auditivo acaba por obstruir os poros da pele, resultando em pequenas borbulhas de pus em diferentes áreas do ouvido. Contudo, hábitos alimentares e alterações hormonais também estão muitas vezes na origem do aparecimento de borbulhas e cravos no ouvido ou na orelha.
A formação de borbulhas e cravos nas orelhas ou nos ouvidos pode ser evitada e existem várias formas de prevenir o seu aparecimento, sendo que a mais relevante é a correta limpeza frequente das orelhas com água morna e uma toalha.
Dê uma atenção especial aos seus ouvidos ao tomar banho e ao lavar o cabelo, use a toalha para os secar e remover a eventual cera que possa ter-se acumulado. É importante garantir que a cera não volta a entrar no canal auditivo durante o processo. Lembre-se que o uso de cotonetes também deve ser evitado, pelo que uma pequena bola de algodão pode cumprir a mesma função.
Além disso, lembre-se que todos os objetos que entram em contato com as orelhas e os ouvidos, como os telemóveis ou um simples chapéu, devem ser higienizados regularmente.
Os utilizadores de aparelhos auditivos devem ter o cuidado especial de os limpar e desumidificar com frequência, evitando assim a propagação da sujidade e das bactérias.
Não é recomendável espremer borbulhas e cravos que estejam dentro da orelha. Pode piorar a situação, provocar uma inflamação e se o líquido purulento entrar para o canal auditivo podem surgir complicações. Se tiver espremido ou rebentado uma borbulha, deve limpar de imediato a orelha e o ouvido.
Se as medidas preventivas não funcionaram e desenvolveu uma borbulha incómoda no ouvido, existem alguns remédios caseiros que podem ajudar a livrar-se dela, sem ter de a espremer.
Importante: As borbulhas no interior do canal auditivo devem ser sempre tratadas por um médico otorrinolaringologista, especialmente se forem particularmente dolorosas ou grandes.
Se derivado a esta ou outra situação, sente estar a ouvir mal, dê um primeiro passo para saber como está a sua audição. O teste auditivo online da Minisom permite fazer uma avaliação rápida da sua audição em casa. Verificar a qualidade da sua audição é uma medida preventiva importante para a sua saúde e bem-estar. Coloque já a sua audição à prova.
A audição é um sentido precioso, que deve cuidar sempre muito bem. Se pretender fazer um exame mais rigoroso, saiba que os audiologistas da Minisom possuem equipamentos de última geração capazes de avaliar com precisão o estado da sua saúde auditiva.
Os exames e o diagnóstico final são gratuitos.