Amplificadores auditivos e aparelhos auditivos são duas coisas muito diferentes e após a leitura deste artigo vai ficar a saber a verdade por trás do jogo de palavras!
Equipamentos para melhorar a audição podem ser hoje encontrados com muita facilidade em jornais e revistas, na caixa do correio, na internet e até mesmo na televisão em horário nobre. Todos prometem melhorar a audição do seu utilizador, alguns ao preço de um simples almoço ou até mesmo gratuitamente, à distância de um telefonema.
O mercado está inundado por uma série de equipamentos que prometem melhorar a audição dos portugueses. Mas, desengane-se.
A verdade é que o equipamento recomendado pelos médicos para a correção e reabilitação de uma perda de audição é o aparelho auditivo. Esta é assim a única combinação de palavras que deve fixar, aparelho auditivo, e que, supostamente, só poderá ser utilizada pelas empresas da especialidade.
Outras combinações de palavras para designar o verdadeiro e recomendado aparelho auditivo são trocadilhos que algumas empresas utilizam para induzir ao engano pessoas menos informadas.
Assim, saiba agora alguns exemplos de combinação de palavras das quais deve fugir: Amplificador Auditivo, Amplificador de Som ou até Amplificador de Voz.
Para além da colossal diferença em termos da qualidade e tecnologia entre um aparelho auditivo e um amplificador auditivo, estes últimos o que fazem é ampliar o som na sua totalidade, independentemente das frequências que estejam em perda e dos decibéis que necessite. É como que rodar um botão para aumentar o volume do som em igual medida, pondo assim claramente em causa a saúde auditiva dos seus utilizadores.
Saiba que só o aparelho auditivo pode ser totalmente parametrizado, por um audiologista, para a perda específica do utilizador, por forma a corrigir a perda auditiva nas exatas frequências e intensidades que a pessoa necessita.
Lembre-se, apenas o aparelho auditivo é indicado para quem tem perda auditiva. Os amplificadores auditivos apenas têm como função aumentar todas as frequências de som por igual de forma exagerada, não sendo de todo o equipamento indicado para pessoas com perda de audição!
Se já tem uma diminuição auditiva, sem dúvida que a utilização de um aparelho auditivo é eficaz. Temos profissionais dedicados a prestar aconselhamento, assistência e cuidados de reabilitação auditiva.