Sabe como funciona o aparelho auditivo? Descubra o seu funcionamento, como deve ser utilizado, do que é composto e os benefícios que traz para a sua saúde auditiva.
Um aparelho auditivo é um dispositivo usado no ouvido ou atrás da orelha para compensar a perda auditiva e melhorar a audição. O seu funcionamento é programado eletronicamente para se adaptar às necessidades auditivas de cada pessoa.
Na Minisom, as soluções auditivas são personalizadas. Após um teste auditivo, o cliente pode conhecer a nossa oferta de aparelhos auditivos invisíveis, a pilhas ou recarregáveis, disponíveis em várias cores, sejam intra-auriculares (ITE) , com recetor no canal auditivo (RIC) ou retroauriculares (BTE).
Um aparelho auditivo nada mais é do que um dispositivo eletrónico que converte ondas sonoras em sinais elétricos, enviados ao ouvido através de um recetor. Como funciona o aparelho auditivo? Capta e amplifica os sons, melhorando a audição do utilizador.
Este equipamento é eficaz para pessoas com perda auditiva ou surdez de vários tipos e graus, diagnosticadas por um audiologista credenciado após um teste auditivo.
Os diferentes tipos de aparelhos auditivos possuem quatro componentes principais:
Tipos de aparelhos auditivos
Os aparelhos auditivos dentro do ouvido mais modernos são equipamentos altamente sofisticados. Utilizam tecnologia direcional e de redução de ruído para uma audição mais natural.
Têm uma grande variedade de cores para combinar com o tom de pele, por forma a que sejam praticamente impercetíveis.
Este tipo de aparelhos auditivos está normalmente indicado para uma perda de audição leve ou moderada.
Os aparelhos auditivos RIC são desenhados de forma a deslizar completamente atrás da orelha, para um resultado quase invisível.
Estes equipamentos beneficiam das mais recentes tecnologias de processamento de som, para oferecer uma experiência auditiva mais natural.
A personalização das cores do aparelho auditivo, torna-o ainda mais discreto, podendo ser combinado com a cor da pele ou do cabelo do seu utilizador.
Assim como os aparelhos com recetor no canal auditivo RIC, os aparelhos auditivos BTE também são retro-auriculares, colocam-se atrás da orelha. A sua recomendação é feita dependendo se a perda auditiva é severa ou leve.
Os aparelhos auditivos BTE existem em diversas cores e podem condizer com a cor do seu cabelo ou o tom da pele, para que se possam adaptar a todo o tipo de preferências e estilos individuais.
Após anos de funcionamento, os seus aparelhos auditivos podem apresentar falta de qualidade, não devolvendo a audição necessária para as suas atividades diárias. Após quatro a cinco anos, podem mostrar sinais de fraqueza, com a intensidade e qualidade do som a diminuírem, dificultando a compreensão das conversas. Este é o momento de considerar a troca dos seus aparelhos auditivos.
Na Minisom, pode experimentar aparelhos auditivos gratuitamente em casa durante até 30 dias. Assim, poderá comparar o desempenho com as nossas novas soluções. Se se pergunta como funciona o aparelho auditivo, agende uma consulta gratuita.
Os seus aparelhos auditivos estão a funcionar convenientemente? Será que continuam a proporcionar-lhe a melhor audição? Independentemente do tipo de aparelhos auditivos que utiliza, é fundamental garantir o funcionamento do aparelho auditivo com manutenção, limpeza e secagem adequadas.
Deve realizar periodicamente um teste auditivo para verificar o ajuste e as configurações técnicas dos seus aparelhos auditivos, assegurando sempre o seu bom funcionamento.
Se tem dúvidas sobre o desempenho, a Minisom pode ajudar. Oferecemos uma nova avaliação auditiva e verificamos o estado dos seus aparelhos auditivos sem custo.